um pensamento angustiante

Foi engraçado como eu me senti super estável e decidida no último mês, nem parecia que agora estaria tudo fora de controle outra vez. Meus amigos ainda acham que está tudo bem, que eu to sabendo lidar com tudo, mas a verdade é que tá tudo desmoronando de novo. Eu pensei que conseguiria levar os acontecimentos da melhor forma possível, sem me arrepender nem sucumbir ao desespero. 

É engraçado como uma sequência de acontecimentos pode mudar toda sua trajetória e te fazer escolher coisas diferentes daquilo que havia planejado. A gente almeja tanto ter o controle de tudo e esquece que isso é impossível, que conseguimos apenas controlar aquilo que falamos (e às vezes nem isso). Eu digo que é engraçado exatamente por isso, porque é um paradoxo. Uma vez minha psicóloga disse que o que o outro vai fazer a respeito daquilo que eu disse não me compete, e é isso que nos faz perder a cabeça.

O ser humano é egoísta demais ao ponto de achar que suas ações beneficia alguém além de si mesmo, ou faz algo pensando em si próprio e se isenta da culpa. Isso acaba gerando angustias infindáveis e deixa tudo desconfortável.

Eu passei muito tempo pensando nessas pequenas questões que poderiam mudar minha vida drasticamente e que no fim deu em nada. Passei tanto tempo ignorando tudo pra conseguir lidar com as problemáticas externas de forma sutil, e agora me encontro desamparada e sem condição alguma de prosseguir com essas questões.

Estou naquele conceito clichê do "o problema não é você, sou eu" e, sinceramente, isso é de verdade. Eu me cobro tanto pra ser compreensível com o outro e esqueço de ser gentil comigo também, isso fez crescer aqui dentro do meu peito um buraco tão grande que não sei como fechar. Não há cura pra um coração ferido, mas há meios de sanar a dor. 

O que a maioria das pessoas não entendem é que o sofrimento nem sempre é algo estupidamente doloroso e cruel, às vezes pequenos conflitos que não são resolvidos se tornam uma bola de neve tão grande que quando você percebe já está te sufocando e não há um alguém que possa te tirar dali.

É sufocante querer gritar e não ter voz, querer andar e não conseguir dar um passo, pensar em tudo e não chegar em uma conclusão. Não saber lidar é angustiante, é frustrante...

E eu digo que eu não sei lidar, e por muito tempo tive vergonha disso. Expor minha fragilidade pra alguém se tornou algo aterrorizante e é uma sombra que talvez nunca se solte. 

Existe um passado que eu não escondo pra ninguém, porque só assim a pessoa vai decidir o que fazer em relação à mim. Enquanto isso tento resolver esses conflitos, que agora se tornaram uma bola de neve gigante, mesmo sem saber como sair daqui. 

E com isso espero que no fim tudo se resolva, ou pelo menos parte do problema. E se você que me acompanha passa por isso, o único conselho que posso te dar é: faça terapia. O autoconhecimento é importante pra evitar essas angustias, ou pelo menos saber lidar com elas. Não precisa se cobrar tanto, mas toma uma atitude porque ignorar não vai fazer com que tudo desapareça. 

A terapia existe pra que possamos nos conhecer. O diagnóstico existe, mas não é só isso. É assustador demais olhar pra dentro de si mesmo, mas é necessário. Uma dor só dura pra sempre se você permitir. 

Não dá mais pra continuar fingindo que tá tudo bem e que logo tudo vai passar. O mundo está se autodestruindo, é preciso se cuidar e cuidar de quem te importa.  




Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário