Amor a primeira música: Tuyo

Com uma estética que une voz, beat e outros elementos a temas existenciais, a Tuyo é formada por Machado, Lio e Lay Soares. Transitando entre a organicidade e texturas eletrônicas, o trio passa pelo folk e vai desde o lo-fi hip hop até o synth pop. O estilo contemplativo e introspectivo da Tuyo se evidencia no álbum "Pra Curar" (2018), apresentando uma proposta vocal audaciosa, letras abstratas e beats mais complexos. Sem medo de sair da superfície, a Tuyo cria um som flutuante, repleto de força e sensibilidade. Uma simbiose mística entre o belo, o triste e o visceral. A Tuyo é uma banda de Curitiba e lançou seu primeiro EP em 2017, que os levaram ao reconhecimento e sucesso atual. 



Particularmente, conheci a banda através da Fresno onde eles fazem participação na música "Cada Acidente", e até então não tinha parado pra ouvir as músicas deles. Felizmente tive o privilégio de poder ir ao Rio no último dia 16, onde eles foram o show de abertura. Sinceramente? Foi amor a primeira vista (ou a primeira música).

Show da Fresno no RJ / Foto: Rafa Cardoso

A mistura de sentimentos que o trio trás é uma coisa indescritível, a junção das vozes da Lio e da Lay com o eletrônico torna algo místico e poderoso. Assistir o show da Tuyo me fez sentir mais próxima do universo.

O sentimentalismo que a banda trás nas letras é o mesmo transmitido ao vivo, a emoção trazida entre o acústico e o eletrônico, que dá vida ao folk futurístico, deixa evidente a mensagem que o grupo quer passar.

O trio se enxerga como afrofuturismo, com uma estética cultural que "foge" do padrão do negro (que muitas vezes são estereotipados a cantarem samba, porque é o que está na sua "raiz"), que ao romperem com esse esteriótipo conseguem trazer atona  suas essências.

Eles tem como principais influencias artísticas Fabriccio, Baco Exú do Blues, Gabe Ferreira, Childish Gambino, The Internet, F.Y.M., Lianne La Havas, Alcione, Thundercat, Martinho da Vila, Rincon Sapiência, Luedji Luna e Xênia.

O som pop dos caras não se limitam a esses artistas, Lio disse em uma entrevista para o site Noize que eles estão se conhecendo como artistas e se sentem livres para se reinventar a cada passo dado. 

Portanto, Tuyo é aquela banda que tu escuta e não enjoa, que vai em um show e quer ir de novo, a simplicidade do trio em cima do palco e o amor que eles jogam pra quem está assistindo é o que conecta com o som. A vibe que cada música transmite é estampada nos rostos da Lio, Lay e Machado ao se apresentarem.

Tuyo foi amor a primeira música e merecem todo carinho e reconhecimento que estão tendo. O sucesso já tá garantido e se você não os conhece ainda, vale a pena o investimento.

Tuyo - Cuidado



Fresno, Tuyo - Cada Acidente


 Deixa nos comentários o que achou da Tuyo e qual foi seu amor a primeira música.
Até a próxima,

Julia Ismara

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário